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O que é Branding? Como fazer a gestão da sua marca?
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Branding é um conjunto de ações estabelecidas para a construção de uma percepção positiva quanto à marca junto aos seus consumidores. Dessa forma, contempla todo o processo de gestão de marca (brand management), com o objetivo de aumentar a sua visibilidade.
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Outro foco importante do branding que vale a pena ser destacado é o lugar que a marca busca ocupar através de suas ações. Ele está situado não apenas na mente do consumidor, como também em seu coração, o que faz dela uma escolha óbvia tanto por aspectos racionais quanto emocionais.
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Ao pensar em branding, você busca construir uma personalidade para a marca. Para isso, leva em consideração os valores da empresa, seus colaboradores, o tom de voz, marca e as cores que utiliza na sua comunicação visual.
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Tudo isso, isoladamente e em conjunto, deve ser utilizado de forma a despertar sensações e percepções, que podem ser conscientes ou não.
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O resultado está na escolha pelo consumidor da sua empresa e do que ela oferece. Vale ressaltar que essas conexões não acontecem da noite para o dia. Ou seja, a estratégia costuma alcançar seus objetivos ao longo do tempo.
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O que é marca?
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“Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente.”
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Essa é uma frase do designer Walter Landor que ajuda bastante a compreender o conceito de marca.
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Isso porque, como mencionamos acima, a personalidade da marca não é construída com base em apenas um elemento específico, mas no conjunto de vários deles.
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Ou seja, a marca é tudo aquilo que remete a você e o representa, seja uma característica física ou não. É ela que torna o seu produto ou serviço exclusivo e especial, diferenciando-se dos concorrentes.
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Por isso, podemos dizer que, quanto mais clara essa distinção, mais enraizada a marca estará na mente do seu público.
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Lembrando que a marca também é aquilo que envolve a percepção do seu consumidor.
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Portanto, você precisa conhecer bem sua marca para trabalhar de forma sútil seu branding – e não impor seus valores.
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Qual a importância do branding?
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No atual cenário de alta competitividade entre as empresas, saber gerir sua marca é essencial.
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É através dessa estratégia que se torna possível criar uma conexão emocional positiva com seus consumidores e demonstrar os diferenciais do seu produto ou serviço.
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Para tirar proveito do branding, é preciso ir além de se posicionar no mercado. Sua marca precisa ter personalidade e propósitos para criar identificação com o público.
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Quando isso acontece e sua marca promove boas experiências para o consumidor, até a percepção de preço pode mudar.
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Veja, então, que o branding fortalece, cria presença, cria vínculos e valor para a sua marca.
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Como fazer um excelente trabalho de branding?
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A evolução da tecnologia atua em favor de uma estratégia de branding.
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Com a forma como consumimos muda rápido, hoje, uma marca pode escolher canais personalizados e com menor custo para se relacionar com seu público.
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Por isso, ao se pensar em branding, é preciso levar em consideração duas características principais: a sua identidade visual e suas estratégias.
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Vamos entender melhor?
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Identidade visual
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Todas as formas de representação visual de uma marca (seu logo, a tipografia, um estilo de foto, fontes e cores) ajuda a criar uma identidade reconhecida pelo consumidor.
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Logo, quanto mais alinhada ela for, mais provável e rápida será a associação na mente de quem busca opções de marcas.
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Logo
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O logo é um dos elementos mais facilmente gravados na mente do consumidor.
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Manual da marca
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Construir um manual da marca é necessário para manter certa unidade e identificação nas suas campanhas publicitárias.
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Ele serve como um guia e traz:
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- As cores que a marca pode utilizar;
- Os códigos que representam essas cores;
- Qual a fonte de texto utilizada;
- Como a fonte deve ser aplicada;
- Versões verticais e horizontais;
- Unidade de estilo;
- Manter uma unidade de estilo é essencial para criar conexões e identificação entre suas peças publicitárias.
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Estratégia
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A equação é simples: a identidade visual é como você transmite os valores visuais da marca; já a estratégia é como você transmite o seu propósito.
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Com as estratégia, as conexões criadas são muito mais fortes e profundas que as visuais.
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Personalidade da marca
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Sua marca precisa ter uma personalidade própria para conseguir transmitir valores e dialogar de forma mais coerente com seu público.
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Tente pensar nela como se fosse uma pessoa real.
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Como você acha que ela seria? Quais suas qualidades? Que adjetivos ela teria? Quais seriam os seus defeitos?
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Fazer esse tipo de análise facilita bastante na construção da marca.
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