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O que é Marketing 4.0 e por que o seu negócio precisa dele?
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Quando se trata de marketing as coisas mudam muito rápido e você precisa acompanhar, se não quiser ficar para trás.
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As transformações não param de acontecer e se você não acompanhar as novas tendências, corre o risco de ficar ultrapassado.
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Ou seja, você tende a continuar fazendo as coisas de um jeito que não funciona mais e isso pode trazer consequências graves para o seu negócio.
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Como impossibilitar o seu crescimento, fazer você perder clientes e diminuir as vendas ou até mesmo inviabilizar o seu negócio.
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O Marketing 4.0 representa a mudança trazida pela revolução digital que atingiu em cheio as empresas e mudou drasticamente as regras do jogo.
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Isso é, a transição do marketing tradicional para o marketing digital. Antes os esforços de publicidade se concentravam na televisão e nas mídias impressas. Mas após o surgimento da internet, é preciso investir no marketing digital para atrair o cliente.
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O conceito do Marketing 4.0 foi desenvolvido por Philip Kotler, consultor de marketing, professor da Universidade Northwestern nos Estados Unidos e importante teórico da administração moderna. Ele demonstra como o modo de vida das pessoas e, consequentemente, o comportamento do consumidor foram alterados por essas mudanças.
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Para ter sucesso na era digital é preciso adotar novas estratégias que conduzam o consumidor ao longo de uma jornada de compra.
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É necessário levá-lo da completa inconsciência até a fidelização, por meio da utilização da conectividade e das novas tecnologias.
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Como o marketing evoluiu: do 1.0 até o 4.0
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Marketing 1.0
O Marketing 1.0 surgiu após a revolução industrial, com foco exclusivo no produto, ou seja as marcas se concentravam em falar sobre as características dele.
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A concorrência era muito pequena e por isso a principal preocupação era padronizar a produção e reduzir os custos de fabricação. Sem praticamente nenhum interesse em relação às necessidades e aos desejos do consumidor. Como no primeiro anúncio feito pela Ford, em 1908, que destacava os atributos e o preço do Ford T, que você pode ver logo abaixo.
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Marketing 2.0
Com mais opções no mercado, as empresas começam a se preocupar em construir uma marca forte. Ou seja, se diferenciar dos competidores para conquistar um lugar privilegiado na mente do consumidor que se tornou mais exigente diante de tantas opções.
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Foi aí que as empresas começaram a se interessar de fato pelo consumidor e por isso as marcas passaram segmentar mercado. Em uma tentativa para criar uma maior identificação com o seu público-alvo e assim conquistar clientes.
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Marketing 3.0
Depois chegou a vez do Marketing 3.0, onde as empresas passaram a investir na personalização. Isso é, tratar as pessoas não apenas como consumidores, mas também seres humanos com propósitos, desejos, problemas e objetivos.
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Por isso, o foco foi criar empresas mais humanizadas, que adotam valores e apoiam causas importantes para os seus clientes.
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Marketing 4.0
Talvez você tenha percebido que o Marketing 3.0 já aconteceu na era da internet e as evoluções que ele trouxe devem ser mantidas.
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O que o Marketing 4.0 propõe é, além de focar nas necessidades do cliente e desenvolver uma personalidade para a sua marca, a otimização do uso das novas tecnologias.
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Como a integração entre os canais de comunicação da sua empresa e o foco na produção de conteúdo de valor para a sua audiência.
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Como o Marketing 4.0 afeta o seu negócio
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A real é que o Marketing 4.0 tende a afetar cada vez mais a sua empresa e você precisa estar preparado para isso.
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Porque a verdade é que as pessoas estão cada vez mais conectadas. A qualquer momento alguém pode consumir um conteúdo, pesquisar informações sobre a sua empresa e conferir o que outros clientes estão falando de você.
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Tudo isso antes de fazer uma compra.
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O que significa que você precisa se esforçar mais para se destacar da concorrência e conquistar a atenção das pessoas.
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Então, além de estar presente nas redes sociais, investir no email marketing e implementar o marketing de conteúdo. Você precisa encontrar maneiras de impactar e se conectar com as pessoas. Ou seja, gerar valor para elas e é a maneira mais eficiente de fazer isso é por meio da produção de conteúdo relevante.
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5 dicas essenciais para colocar o Marketing 4.0 em prática
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1.Construa relações horizontais
Isso quer dizer que a sua empresa e o cliente precisam estar lado a lado em um relacionamento equilibrado, onde um é tão importante quanto o outro.
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Também é importante que você faça o posicionamento da sua marca, isso é defina como você quer que a sua empresa seja lembrada e reconhecida pelos clientes.
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2. Faça a integração entre o marketing online e o offline
Se você tem um negócio físico, é muito importante fazer a junção do marketing offline (aquele que acontece fora da internet) com o online. A ideia é que o cliente não sinta nenhum atrito ao transitar entre o mundo virtual e o real, e vice-versa.
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3. Invista no marketing de conteúdo
Isso é materiais interessantes e informativos que realmente sejam úteis para o seu público. Transforme tudo em informação que ajude o seu potencial comprador a resolver seus problemas ou chegar mais perto de realizar um sonho.
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4. Incentive os embaixadores da sua marca
Como eu te falei antes, em um mundo tão conectado as pessoas estão a poucos cliques de obter informações sobre a sua empresa, produto ou serviço.
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Por isso, é importante que você crie experiências únicas, capazes de atrair, encantar e fidelizar o consumidor. A ponto de eles se tornarem fãs de carteirinha da sua empresa, verdadeiros embaixadores que falem bem de você por aí.
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5. Se adapte às mudanças nas redes sociais
Com frequência surgem novidades e mudanças nas redes sociais e você precisam estar preparado para se adaptar.
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5 empresas que apostam no Marketing 4.0
- Walmart
- Amazon
- Starbucks
- Netflix
- Coca-cola
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